top of page

HOME       ARTISTA      OBRAS      EXPOSIÇÕES/ NOTÍCIAS      ESTÚDIO/LIFE      VÍDEOS   CONTACTO

"Martinho Dias, nasceu em 1968, em Sto. Tirso. Reside atualmente na Trofa, onde tem atelier.

É mestre em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto.

 

Não é possível ficar indiferente à pintura de Martinho Dias. Ela capta-nos o olhar, quanto mais não seja, pela inusitada quebra dos ambientes formais que nos oferece. O elemento dissonante [...] introduz uma dimensão caricatural e política que suscita um olhar intérprete. E quem vê tem de refletir, ainda que a arte, como pretendia Freud, possa ser incompreensível e enigmática. Martinho Dias solicita-nos a que o esforço da razão ceda ao deleite do olhar.

E não é difícil. Pela tensão que os rostos transmitem, pela mancha vigorosa e marcadamente gestual, pela luz e pelo contraste das cores e pela ironia, claro, às vezes caricatural e satírica.

 

Ficar indiferente à pintura de Martinho Dias é permanecer em desassossego e ambiguidade. E nós, homens, usando o bisturi da razão explicativa, tendemos para o que é confortável e certo. A questão é se lá chegamos."

António Tavares (Escritor)

Martinho Dias foi professor de Artes Visuais até 2009, ano em que passou a dedicar-se inteiramente à atividade artística. Ilustrou diversos livros de literatura infanto-juvenil tendo participado, em 2003, na Bienal de Ilustração de Bratislava. O seu trabalho integra diversas coleções e tem sido mostrado regularmente em Portugal e no estrangeiro, em exposições individuais e coletivas, bienais, simpósios e feiras de arte.

 

Em 1999, Martinho é um dos representantes de Portugal no concurso “The Winsor & Newton Worldwide Millennium Painting Competition”, com exposição em Londres, Estocolmo e Nova Iorque. Entre 2003 e 2005, realiza a obra fotográfica “Two Parts Invention”, em parceria com o artista e compositor alemão, Peter Ablinger, que viria a ser mostrada pela primeira vez em 2008, na exposição “arte x arte - Bogotá08”, Colômbia, a convite de Max Steven Grossman. Em 2005, Martinho Dias visita Nova Iorque e participa com os músicos Nuno Rebelo, Vítor Rua e Phill Niblock, entre outros, em “Imagens Projectadas # instalações sonoras”, Lisboa, numa organização do escritor e crítico musical Rui Paes.

Alguns dos projetos de Martinho Dias, nomeadamente “Pinturas Escritas” e “Pangea”, contaram com a participação de personalidades de áreas diversas, sobretudo da música, como o Maestro António Victorino D’Almeida, Eurico Carrapatoso ou a cantora Amélia Muge, o músico espanhol Kepa Junkera, o artista e performer italiano Alzek Misheff, para além de Peter Ablinger, Gianluigi Trovesi, Pauline Oliveros, Paulo Cunha e Silva, Bill T Jones, entre outros.

 

Em 2006, o artista faz a sua primeira exposição individual no Brasil-Salvador, na Galeria Cañizares. Em 2007 vence (exequo) o 1º Prémio “Corpo em Expressão”, pelo Espaço Servartes, Porto e participa na ArtMADRID, pela Galeria António Prates. Em 2011, participa na feira ART PARIS, Grand Palais, pela Saatchi Art.

 

Em 2012 recebe do Município da Trofa, a “Medalha de Mérito Cultural” e representa Portugal no “10º Simpósio Artístico Internacional”, em Saarbrücken, na Alemanha. Ainda no mesmo ano o seu trabalho esteve em destaque na rubrica semanal do curador Chenoa Solis, na Saatchi Art Gallery, de Londres. Entre 2013 e 2017, participa como convidado na bienal internacional “Isola dei Colori”, Sardenha – Itália. Em 2014, a sua primeira obra em vídeo, PANGEA, (50’) estreia-se na bienal SCHOK’2014, na Holanda, a convite do seu diretor, Jaap Borgers. Um ano mais tarde é convidado pela Artkate Galerie, Berlim, a participar na exposição ATTITUDES.

 

A propósito da exposição individual “Martinho Dias: 005-015”, no Museu Municipal de Espinho, 2015, é convidado pelo escritor Valter Hugo Mãe para o seu programa na Porto Canal. É convidado para a rubrica “Inside the Studio”, da Saatchi Art, Londres, e participa na “ART MARKET: BUDAPEST”, pela Léna and Roselly Gallery, Hungria. No mesmo ano, a Galeria MAC, Lisboa, atribui-lhe os prémios “MAC'2015 Hilário Teixeira Lopes”, e em 2018, o “Prémio MAC' 2018 Prestígio”. Em 2016, a revista BER – Blue Earth Review, Minnesota State University, EUA, publica um conjunto de trabalhos seus. Nesse mesmo ano o Município de VN Famalicão convida Martinho Dias para o projeto “Artista no Município” que culminou com a exposição “A Corja”, na Casa das Artes. Em 2017, expõe “aeroPORTO”, no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto. Em 2018, participa na exposição “Amadeo”, comemorativa do centenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso, no Museu Municipal de Espinho. 

Em 2020, mostra a exposição “Penas”, no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha. No mesmo ano, Martinho Dias é convidado por Stella Jurgen para o seu programa televisivo “Stella’s Studio”, na Camões TV, Toronto, e é entrevistado pela Revista RUA, “Martinho Dias - a arte como motivo de prazer”. 

 

Em 2021, para além de obras e entrevista publicadas na OBSESSED with ART, EUA, participa no projeto coletivo “# 365daysafter”, organizado pela associação artística ucraniana MOKONSHU, Kiev. A convite da Organização Internacional Virtual Educa, realiza uma obra e posterior edição serigráfica, no âmbito do maior congresso internacional sobre Educação: Congresso Global – Virtual Educa 2021. No final desse ano participa na série de programas sobre artistas portugueses, à conversa com Rui Reininho, “Ofício da Solitude”, da autoria e realização de Fernando Augusto Rocha.

 

Recentemente, colaborou com o projeto Win’Art, org. Juliana Santos, pintura ao vivo com vinho e foi convidado pela Sociedade Europeia de Neurorradiologia a participar na exposição “Inteligência Artificial” no âmbito do 45th European Society of Neuroradiology Annual Meeting, Centro de Congressos de Lisboa, tendo sido distinguido com o Prémio Aquisição com a obra “Microcirurgia”. 

Martinho Dias iniciou 2023 com a exposição “Mindset”, na Galeria Espaço Exibicionista, Lisboa, seguindo-se a exposição “Cruzes”, na Galeria Municipal de Arte, Barcelos e culminando com “Circunvalação”, na Galeria Porto Oriental, Porto e CIRCUMSTANCES, no Browns Waterfront, Valletta, Malta. 

bottom of page